COMO OS FERTILIZANTES ORGÂNICOS CONTRIBUEM PARA A ALTA PRODUTIVIDADE.

Em comparação com os fertilizantes químicos e minerais tradicionais, os orgânicos são mais vantajosos para otimizar a produtividade das culturas. Conheça suas principais vantagens:
Melhora a fertilidade do solo
Os fertilizantes orgânicos são decompostos pelos organismos em ácido húmico e aminoácido, aumentando a atividade microbiológica do solo. Devido a essa combinação, é criado um solo rico e saudável com uma boa biodiversidade. Com isso, a planta pode obter do solo nutrientes e umidade suficientes, resultando em uma cultura saudável e com alta resistência a doenças e pragas.
Maior disponibilidade de nutrientes
Outra vantagem dos fertilizantes orgânicos é que os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio são fornecidos de forma mais gradual do que os fertilizantes químicos. Isso porque os fertilizantes orgânicos só fornecem nutrientes quando as bactérias quebram os grânulos do fertilizante. Pode-se constatar, como consequência, uma maior disponibilidade dos nutrientes, o que traz um menor risco de lixiviação e perda nutricional.
Aumenta a absorção de água
A matéria orgânica presente nos fertilizantes contribui para formar agregados de partículas no solo capazes de melhorar a capacidade de absorção e retenção de água. A infiltração da água no solo também passa a ocorrer com mais facilidade, o que auxilia no processo de absorção hídrica das plantas.
Além das vantagens principais citadas acima, o uso dos fertilizantes orgânicos ainda proporciona diversos outros benefícios para melhorar a produtividade, como:
- Nutrir o solo com matéria orgânica que reduz a dependência de insumos químicos;
- Restaurar e manter a fertilidade do solo para nutrir o crescimento das plantas;
- Melhorar os atributos de qualidade da produção, bem como o rendimento;
- Melhorar a eficiência do uso de nutrientes para produzir safras mais robustas;
- Aumentar a resistência do solo à erosão, melhorando o conteúdo de matéria orgânica do solo.