POROSIDADE DO SOLO, COMO MELHORAR EM 5 PASSOS.

Devido às características naturais e técnicas de manejo inadequadas, muitos solos brasileiros apresentam baixo índice de porosidade, necessitando de correção adequada para que as culturas possam alcançar seu máximo potencial produtivo.
A porosidade do solo é definida como a fração do volume total em um determinado volume de solo passível de ser ocupado por água e ar. Portanto, a porosidade cumpre dois papéis de grande importância: aumentar a capacidade de absorção de água e melhorar a aeração do solo.
Um solo com baixa porosidade implica em menor absorção e retenção de água, causando desequilíbrios que podem afetar processos celulares e impactar negativamente na produtividade das culturas.
Como aumentar a porosidade do solo em 5 passos?
Rotação de culturas
É uma prática que pode ser bastante benéfica, sobretudo por trabalhar a área em profundidades diferentes e proporcionar sistemas radiculares em profundidade diferente.
O ideal é optar por culturas descompactadoras, já que elas possuem um sistema radicular pivotante que tende a diminuir a resistência das camadas compactadas.
Plantio direto
É um método em que a semeadura é realizada sem o preparo do solo e com a presença de resíduos de vegetais. O plantio direto traz importantes benefícios para o desenvolvimento das culturas, como conservação do solo, aumento de produtividade e redução de custos de produção além de aumentar a retenção de água e facilidade de infiltração no solo, reduzindo a erosão e aumentando a camada de matéria orgânica.
Aração
Ela provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação, atuando como uma verdadeira respiração do solo.
Subsolagem
Visa romper áreas compactadas nas camadas inferiores do solo, contribuindo para aumentar a aeração e a capacidade de absorção de água do solo, o que, consequentemente, melhora a porosidade do solo.
Fertilizantes Organominerais
São insumos resultantes da combinação entre materiais orgânicos e frações minerais produzidas industrialmente. A matéria orgânica presente nesse tipo de fertilizante é capaz de melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, contribuindo para aumentar sua porosidade.
Em suma, a matéria orgânica melhora a infiltração da água, aumenta a disponibilidade de nutrientes e reduz a compactação. Ou seja, contribui para processos que melhoram a porosidade do solo.
PLASTIJET – PERFORMANCE E QUALIDADE DESDE 2007.