COMO O ESPAÇAMENTO ENTRE PLANTAS E ENTRE LINHAS AJUDA NA PRODUTIVIDADE?

Quando se busca ter uma lavoura otimizada para alcançar melhores resultados a cada safra, não é possível fugir da busca pelo conhecimento e da aplicação de boas práticas.
Quando o assunto é produtividade, é importante ter atenção redobrada, com práticas que possam melhorar o potencial produtivo da sua fazenda.
Uma dessas práticas é o chamado ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS E ENTRE PLANTAS, uma técnica simples e que traz ganhos efetivos para a produtividade da sua lavoura. É por meio do espaçamento que você consegue melhorar a distribuição do seu cultivo.
O que é o espaçamento entre plantas e entre linhas?
Com as técnicas de espaçamento entre plantas, você consegue aprimorar o seu plantio e evitar a competição das plantas por recursos dentro do mesmo talhão, um ponto importante que pode reduzir drasticamente a produtividade da fazenda.
Por que considerar o espaçamento entre linhas e plantas na sua produção?
Você sabe como ele pode trazer benefícios para a sua fazenda e melhorar o seu plantio?
Confira abaixo:
Fornecer o espaço ideal para a planta desenvolver
Toda cultura precisa ter um espaço para se desenvolver e conseguir boa produtividade, quando este espaço não é respeitado, dificilmente a planta consegue crescer naquele meio e os resultados também serão reduzidos.
Exposição aos recursos naturais
Água, clima e nutrientes são alguns dos recursos primordiais para as plantas e isso é aplicado em qualquer cultura, mesmo que haja poucas diferenças entre elas. Esses recursos não podem faltar se você quer aumentar a sua produtividade.
Fácil aplicação
Existem diversos estudos disponíveis e testes para encontrar o espaçamento entre plantas e entre linhas ideais para cada cultivo.
A Embrapa, por exemplo, cataloga os espaçamentos mínimos de acordo com a região, clima e cultura para que o produtor possa aproveitar a área produtiva da melhor maneira e extrair ao máximo o potencial produtivo da lavoura.
Quais os tipos de espaçamento são utilizados nas culturas?
Estudos feitos pela Embrapa, apontaram 3 tipos de espaçamento de plantas mais utilizados nas fazendas. Veja quais são eles:
Redução de espaço
O espaçamento entre plantas é entre 7 e 10 centímetros, mas o espaçamento entre linhas sofre uma redução, estabelecendo uma distância de 20 a 30 centímetros.
Convencional
No espaçamento convencional, as fileiras são organizadas de forma paralela. O espaçamento entre plantas segue a mesma distância do método de redução de espaço, a única diferença entre eles é o espaçamento entre linhas, a distância recomendada é entre 40 e 50 centímetros.
Fileira dupla
No método de fileira dupla ou pareadas, são produzidas em linhas paralelas e sem seguir um espaçamento entre fileiras lineares, ou seja, a distância entre uma fileira e outra pode variar. Culturas de amendoim, mandioca e cana-de-açúcar utilizam esse método.
Apesar desses métodos serem comuns nas fazendas e surtirem resultados para o produtor rural, o melhor tipo de espaçamento é aquele que considera a cultura e as condições da fazenda, afinal cada caso é um caso.
Plastijet – Sua parceira no Agro desde 2007.